domingo, 2 de agosto de 2009

A mortandela estrupadora de brócli

Seção: Língua e Etiqueta
Durante uma palestra, que reação esperar de uma plateia que ouve de um orador algo como asterístico ou beneficiente? Alguns ouvintes, mais comedidos, desconfiariam de seus próprios ouvidos. No entanto, perante ouvintes mais exigentes, o infortunado orador cairia automaticamente em descrédito.
Da mesma forma como a roupa errada pode comprometer uma entrevista de emprego e um presente equivocado esmorecer as expectativas de um namoro, uma palavra pronunciada erroneamente tem o poder de rasurar todo um discurso.
Os reais benefícios de um estudo cuidadoso da língua portuguesa só são percebidos pelos indivíduos quando eles deixam a Escola e adentram o mercado de trabalho. Infelizmente. Não se pretende questionar aqui a eficácia dos métodos como o português tem sido tratado e ensinado. Contudo, após anos a fio de estudo da língua nos Ensinos Fundamental e Médio, é lastimável ouvir de universitários e recém-formados alguns deslizes gramaticais indubitavelmente vexatórios.
Desnecessário é dizer que o mercado de trabalho tem se tornado gradativamente mais competitivo. Isso já é lugar comum. O que talvez ainda não o seja é que, de um profissional loquaz e produtivo (e, portanto, ideal), espera-se capacidade de persuasão; para que haja capacidade de persuasão, deve haver clareza na exposição das ideias; para que ideias sejam expostas, far-se-á uso de palavras que as concretizem; e todo esse processo requer, no mínimo, uma boa Ortoépia (parte da Gramática que trata da pronúncia correta das palavras).
Uma vez que são continuadamente mal pronunciados, atente para a ortoépia dos vocábulos a seguir. Para os que podem gerar mais dúvidas quanto ao som, colocou-se entre parênteses um vocábulo mais conhecido, servindo de parâmetro de analogia.
abóbada
advogado
algoz (como arroz)
anteontem
antiquado
asterisco
beneficente
brócolis
bugiganga
cabeçalho
cabeleireiro
cadarço
cérebro
cicrano
coeso (como maestro)
companhia (e não compania)
destro (como crespo)
digladiar
disenteria
empecilho
estupro
gratuito (e não gratuíto)
lóbulo (da orelha)
mendigo
meteorologista / meteorologia
mortadela
obeso (como acesso)
praxe (e não prakse)
privilégio
recorde (como acorde)
reivindicar
relampejar
rubrica
ruim (como xaxim)
sobrancelha
supérfluo
subsídio (como suicídio)
tábua
Fernando Sachetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Obrigado por comentar algo. O que você tem a dizer sobre a matéria?