sábado, 15 de agosto de 2009

Quem perguntou?

Seção: Clichês em discussão
Encontrar famosos caminhando nas orlas das praias cariocas é fato comum. E portar-se num lugar público exige muito comedimento dos famosos. Afinal, se a celebridade não cumprimenta ninguém, ela soa mal-educada; se cumprimenta todo mundo, soa deslumbrada. Sabe aquela “estrela” que oferece um autógrafo sem que ninguém lhe tenha pedido? Pois bem.
O que ocorre no Orkut é algo similar: os usuários se oferecem gratuitamente. É comum encontrar perfis no Orkut com mensagens garrafais do tipo: meu novo celular é (x), ou ainda de férias em (x). Isso sem falar das comunidades como eu uso (nome de uma grife famosa). Ora, se até a Glória Pires pareceria pedante ao oferecer um autógrafo gratuitamente, imagine um usuário anônimo do Orkut que divulga um novo celular sem que ninguém lhe tenha perguntado! Convenhamos: o local onde o Joãozinho passa as férias só interessa a quem se interessa pelo Joãozinho; e a marca de roupa que o Joãozinho veste... não interessa a ninguém.
Em tempos de fácil estrelato (em que créu vende mais que a música de Chico Buarque), todos parecem buscar notoriedade. As pessoas anseiam por serem notadas. No entanto, essa notoriedade oca e pobre acaba desvalorizando quem deveras tem mérito.
A atual valorização do que é medíocre pode ser facilmente provada. Quem aparece mais nas manchetes dos programinhas televisivos de fofoca: a Priscila do BBB ou a Fernanda Montenegro?
Em suma: a auto-exposição gratuita enfraquece o verdadeiro talento. Resta de consolo a certeza de que quem tem o que mostrar de fato, inevitavelmente, acaba sendo notado.
Fernando Sachetti

Um comentário:

Oi! Obrigado por comentar algo. O que você tem a dizer sobre a matéria?